Atendimento virtual durante pandemia permite continuidade da Assistência Técnica e Gerencial

Entre tantas mudanças de comportamento provocadas pela pandemia da Covid-19, o distanciamento social é uma das principais recomendações dos órgãos oficiais de saúde. Por isso, a ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar Mato Grosso do Sul, nesse período, passou a ser virtual, oferecendo atendimento digital a milhares de produtores rurais do estado. Esse é o tema da editoria ‘Educação no Campo’ desta quarta-feira (22).

O atendimento virtual segue toda a metodologia e instruções estabelecidas pela instituição. “Nos preocupamos com a saúde da equipe técnica e dos produtores. O atendimento é realizado a partir de uma ligação telefônica, WhatsApp ou mesmo e-mail. Elaboramos um formato que permite a continuidade do planejamento elaborado para cada uma das propriedades que recebem as consultorias”, explica o coordenador do departamento de Assistência Técnica e Gerencial, Nivaldo Passos.

O novo formato permite que a produção de alimentos não seja afetada com os reflexos da pandemia, entre outros benefícios, como as oportunidades de mercado e medidas de contenção de gastos. Atualmente, 3.067 propriedades rurais recebem atendimento da ATeG/MS.

No primeiro contato, o técnico explica o motivo pelo qual o atendimento acontecerá à distância, exibe um vídeo institucional e aplica um questionário elaborado estrategicamente para analisar a situação da propriedade nesse momento. “O planejamento que já existe terá continuidade com orientações técnicas, envio de material disponibilizado pelo Senar, conteúdo informativo, cartilhas”, explica Nivaldo. 

Algumas pesquisas servirão para entender as reais dificuldades na comercialização, na compra de insumos, entre outas questões que permitirão analisar o impacto da pandemia nas atividades agropecuárias.

Confira o vídeo com a mensagem do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, aos produtores rurais sul-mato-grossenses.

Categoria:Agronegócio